terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Realidade Virtual domina Bakutel 2017

Se a Realidade Virtual se tornar, um dia, ainda mais autêntica, será devido às inovações tecnológicas como aquelas apresentadas no salão BAKUTEL no Azerbaijão.
A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada foram as estrelas da edição de 2017 da Bakutel, a Exposição Internacional de Telecomunicações e Tecnologias da Informação do Azerbaijão (de 5 a 8 de dezembro).
Este ano, uma das principais tendências refere-se à uma combinação das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para maximizar a produção e encontrar novos tipos de aplicações.
Estes óculos cirúrgicos, por exemplo, ajudam a visualizar melhor as características do paciente durante a cirurgia.
“O conceito geral deste projeto é combinar a anatomia virtual com a anatomia real do paciente que será operado.
Durante a cirurgia, se o médico estiver a usar estes óculos, pode ver a anatomia interna do paciente. Por exemplo, olhando através da pele do rosto, pode ver o esqueleto facial, os músculos, os nervos, as veias e assim por diante”, conta Ismayil Ferzeliyev, da Universidade de Medicina do Azerbaijão.
A Realidade Virtual continua a ser um elemento-chave no mundo dos jogos, no entanto esta tecnologia vai expandindo, cada vez mais, o leque de aplicações.
A porta-voz da PHOBIA VR, Aygun Hasanova, explica: “A plataforma que vemos aqui não serve apenas para os jogos. Em muitos países é utilizada na medicina, por exemplo. A nossa empresa começou a desenvolver algumas plataformas especialmente para medicina, para formação, por exemplo formação em incêndios…”
192 empresas de 20 países reuniram-se aqui nesta 23ª edição.

Como vem sendo hábito, muitas das novas e mais interessantes soluções das Tecnologias da Informação provêm do universo das start ups.
Wand, por exemplo, é uma smartpen amiga do ambiente, que pode interessar aos estudantes universitários para tirar anotações durante aulas.
O diretor do projeto, Elchin Aghazade explica: “A Wand é um dispositivo eletrónico que envia todos os rascunhos que se fez no papel através de uma aplicação no smartphone. Após ter escrito no papel, a tinta começa a evaporar depois de 30 minutos, mas durante este tempo, os dados foram guardados, em segurança, nos nossos servidores e nos nossos aplicativos de software“.
De acordo com um estudo do Banco Mundial, de 2016, o Azerbaijão deve continuar a desenvolver o setor das Tecnologia da Informação e da Comunicação, onde tem ainda um grande potencial de crescimento, de modo a diversificar a economia.
“O desenvolvimento das TIC é uma das principais prioridades do nosso país. Planeamos continuar a política de diversificação da nossa economia e, nesse sentido, o desenvolvimento das TIC é muito importante”, como confirma o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.
O país colocou em marcha uma estratégia para desenvolver, nos próximos três anos, o setor das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Segundo o relatório da União Internacional das Telecomunicações, Bacu ocupa o 65º lugar, entre 176 países, no desenvolvimento das TIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário