Enquanto o restaurador de obras de arte italiano Antonio Forcellino está limpando séculos de sujeira da estátua de Moisés, de Michelangelo, em uma igreja em Roma, ele desvenda um segredo há muito tempo escondido sobre a vida do grande mestre da Renascença.
Forcellino embarca em uma missão para reexaminar as biografias, os registros históricos e as obras de arte criadas por Michelangelo, e chega a uma conclusão profundamente perturbadora: o retrato oficial de um Michelangelo como servo obediente aos papas e propagador apaixonado da Igreja Católica é um mito.
A verdade, como Forcellino descobre, é que o artista conspirou com um grupo de reformistas renegados para abrir as portas da Igreja para as doutrinas espirituais de seus maiores inimigos e rivais, os Protestantes. Ao fazer isso, ele arriscou sua gloriosa carreira e um brutal castigo como herege pelas mãos da Inquisição.
Este documentário acompanha Forcellino, o restaurador que se tornou detetive, conforme ele desvenda o mistério das mensagens hereges que Michelangelo embutiu em seus trabalhos mais famosos e rastreia sua fuga do Catolicismo em documentos há muito tempo esquecidos. Durante o processo, ele se distancia da história aceita sobre o artista e expõe pela primeira vez o lado obscuro da vida de Michelangelo que a Igreja lutou para esconder do mundo por quase cinco séculos.
Assista Series, Animes, Filmes, Ovas, Desenhos, Documentários e vários vídeos legais.
Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio, 29 de setembro de 1571 -- Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de julho de 1610) foi um pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.1
"Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas, o que torna difícil conviver com ele".-Floris Claes van Dijk. Passou a envolver-se em brigas, fazer ameaças e insultos em comércios, quebrando pratos em restaurantes e ferindo seus adversários com faca ou espada.2
Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adoptar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.
Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o Tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário