segunda-feira, 11 de julho de 2016

OS TEMPLÁRIOS NA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL

POR TUO GRAL! Por teu Graal Os Cavaleiros Templários 
A Ordem dos Cavaleiros De Cristo

Em 1118, foi criada a Ordem do Templo, ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, na cidade de Jerusalém, inicialmente, para a protecção dos peregrinos que se deslocavam aos locais sagrados. A sua divisa era "Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo ad gloriam...", do salmo 115, pode ser traduzido como "Não a nós, Senhor, não a nós, dai a glória ao Vosso nome...". 

Em 1127, a Ordem do Templo entrou em Portugal, tendo recebido de D. Teresa a doação de Fonte Arcada, no Minho. Um ano depois, entregou-lhe o Castelo de Soure sob compromisso de colaborarem na conquista de terras aos mouros. 

O misterioso selo de D. Afonso Henriques

O primeiro selo real de D. Afonso Henriques parece ocultar uma
mensagem destinada aos Cavaleiros Templários. Efectivamente, podemos observar que a disposição das letras que formam a palavra "Portugal" pode ser decomposta em "Por Tuo Gral":

D. Mendo Gonçalves da Maia, 3.° Senhor da Maia, Rico-Homem (Maia, 1079 — Beja, 1170) – conhecido como "O Lidador" – foi um comandante militar e um cavaleiro português.

Egas Moniz de Riba Douro, dito «o Aio» (1080 - 1146) foi um rico-homem portucalense, da linhagem dos Riba Douro, uma das cinco grandes famílias do Entre-Douro-e-Minho condal do século XII, a quem Henrique de Borgonha, conde de Portucale confiou a educação do filho, Afonso Henriques, tarefa essa que lhe deu o cognome pelo qual é conhecido.

D. Gualdim Pais (Amares, 1118 - Tomar, 1195) foi um cruzado português, Freire Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques 

S. Bernardo de Claraval
Bernardo de Claraval ou de Fontaine (1090 – Dijon, França / 1153 – Abadia de Claraval, França), abade cisterciense, santo e Doutor da Igreja. É o maior impulsionador da Ordem de Cister e uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII.

Rico-homem, nos séculos XIII a XV, em Portugal, era a designação para o grau mais elevado da nobreza. Os membros deste estrato social, além de deterem os principais cargos públicos, possuíam bens consideráveis e tinham o título de Dom

Filmografia 
Conta me História
A Sopa dos Templários
Grandes Portugueses Afonso Henriques
Templários no Convento de Cristo (Castelo e Charola) 
Holy Grail - Monty Phyton

Nenhum comentário:

Postar um comentário